Páginas

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Como cuidar, cultivar e manter seus Lírios bonitos

   O Lírio é uma flor graciosa, nobre, com aroma marcante, uma flor que representa a pureza. Conhecido e citado desde a antiguidade, o Lírio está sempre presente na mitologia Grega e Egípcia e no Cristianismo.
   Lindo na decoração, possui variedades em cores graças a cruzamentos entre si. Combinando com outras flores ou sozinho compõe belíssimos arranjos.
   Utilizada em terapias florais e como purificador de ambientes. Seu cultivo se dá em climas mais quente, em solo argiloso, devendo-se evitar o sol nas horas mais quentes do dia. A rega no verão deve ser feita de duas a três vezes semanalmente. Nos dias frios, a rega deve ser feita uma vez na semana.
   Ao terminar a floração é possível que floresça novamente. Para isso deve-se ter alguns cuidados especiais como:

  Depois que as flores do seu vaso de Lírios secarem, continue regando a planta por mais três meses. Passados os três meses, pare de regar a planta e espere os galhos secarem completamente.
  Retire os bulbos da terra -Bulbo cientificamente falando nada mais é do que um "caule modificado" e popularmente falando é simplesmente uma "batata"-  junto com os galhos e embrulhe em sacos plásticos. Coloque os bulbos na menos fria da geladeira por quatro meses.
  Passados os quatro meses da geladeira. Plante os bulbos novamente e deixe o vaso em um local bem fresco e arejado. Se tudo der certo, dentro de poucas semanas você verá os brotos nascerem

Dicas de como cuidar de seus Lírios

  • O Lírio é de clima temperado sendo difícil sua cultura no clima tropical brasileiro. Fazer muda de Lírios é quase impossível.
  • A flor do Lírio dura de 15 à 20 dias e para que floresça novamente é necessário cuidados especiais
  • Para mudar seu lírio de vaso, faça-o no final da tarde. Se for plantar no jardim, coloque-o a meia sombra, debaixo de uma árvore ou arbusto. Faça uma cova duas vezes maior do que o caso, afofe bem e replante-o.
  • Para evitar o envelhecimento das flores do Lírio, evite deixá-lo perto de frutas que liberam gás etileno, levando ao envelhecimento de qualquer flor.
  • A falta de luz e de água causa aborto nos botões, e enfraquecem os galhos hastes. O ideal é regar uma vez ao dia na quantidade de 100 à 200 ml num vaso 13 à 15. Verifique a umidade da terra caso tome chuva.
  • O excesso de água apodrece a raiz do Lírio e causa doenças fúngicas

    .


Nenhum comentário:

Postar um comentário